Poder Goiás


Goiânia, 16/04/25
Matérias
Reprodução

Com mudança da faixa AM para FM, Rádio Brasil Central busca modernização e preservação de legado iniciado há 75 anos em Goiás

Rádio Brasil Central avança na migração para FM

08/04/2025, às 09:48 · Por Redação

A Rádio Brasil Central AM, uma das mais antigas emissoras de Goiás, está prestes a iniciar um novo capítulo de sua história. A Agência Brasil Central (ABC) confirmou que, até o início do próximo semestre, a emissora deixará a faixa de 1.270 KHz no AM para operar em Frequência Modulada (FM), após aprovação do Ministério das Comunicações no fim de fevereiro. A mudança representa além de uma adequação tecnológica, mas um esforço para manter viva a memória e a relevância da rádio que há 75 anos faz parte do cotidiano dos goianos.

“O AM morreu no Brasil pela não-definição do Governo Federal quanto à digitalização do rádio. Fui contra a migração por algum tempo, mas fui convencido de que a mudança é única forma possível de resgatarmos a Rádio Brasil Central e garantirmos que as próximas gerações conheçam a importância desse canhão de som que tanto orgulhou nosso estado ao longo de mais de sete décadas”, declarou o presidente da ABC, Reginaldo Júnior.

Inicialmente, a nova FM da Brasil Central operará na frequência de 85,7 MHz, dentro do chamado “FM estendido” – faixa que compreende de 76,1 MHz a 87,3 MHz. No entanto, segundo o secretário-geral da ABC e responsável pelo processo de migração Mardem Costa Jr., já há tratativas com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para transferir a emissora ao FM convencional, mais acessível à maioria dos aparelhos de rádio do país.

A mudança implicará o desligamento da estrutura de transmissão em AM localizada na Fazenda Bananal, onde também operam os sinais de ondas curta e tropical. Essas faixas também podem migrar futuramente para o FM, possibilitando a criação de até duas novas emissoras, embora não haja previsão definida para isso.

A transição tecnológica já está em andamento. A aquisição de transmissores FM de até 15 KW e novas antenas para as frequências 90,1 MHz e 85,7 MHz está em processo de tramitação. Também estão previstas licitações para compra de equipamentos destinados à modernização dos estúdios e da central técnica da emissora, sediados no Parque Santa Cruz, em Goiânia.

Os novos transmissores serão instalados no Morro do Mendanha, na região Noroeste da capital, onde também funcionará o futuro transmissor da TV Brasil Central. Quanto à programação, Mardem Costa Jr. informou que o conteúdo ainda será definido, mas adiantou que a nova FM manterá o perfil popular já consolidado da emissora, com uma mescla de música e jornalismo.


Mudança Frequência AM FM Rádio Brasil Central ABC Goiânia Goiás,